terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ziraldo e Maurício de Sousa juntos em uma única obra literária

Oi gente, o site SRZD postou uma matéria sobre o livro "O Maior Anão do Mundo", escrito pelo criador do Menino Maluquinho, Ziraldo e ilustrado pelo mestre Maurício de Sousa, e além de falarem sobre o livro, eles fizeram uma entrevista exclusiva com os dois, e você confere com exclusividade pelo blog:


Um encontro mais do que fabuloso foi presenciado na XV Bienal do Livro no Rio de Janeiro, os dois maiores escritores da literatura infantil juntos, em uma única obra prima. O criador da "Turma da Mônica" juntamente com o pai do "Menino Maluquinho", criaram a aventura de "Julius" um menino de mais de dois metros de altura, que desde criança, sempre desejou alcançar sonhos como ele: grandes.

Julius é um anão de dois metros e oitenta e cinco de altura. Com certeza o maior anão do mundo. Apesar de saber que era diferente de todo mundo, ele queria fama e glória. Assim que cresceu um pouco mais, o jovem Julius saiu pelo mundo em busca do sonho de se tornar famoso. Depois de tentar jogar vários esportes, basquete nos Estados Unidos e futebol no Flamengo, entre outros, viajar por todo o mundo e aprontar muito, é em um lugar bastante conhecido e inusitado que o maior anão do mundo encontra a tal almejada fama.

Em uma entrevista exclusiva ao SRZD, Ziraldo, o que deu vida a história, e Mauricio de Sousa, o que deu forma aos personagens, falaram um pouco sobre a parceria desse atual trabalho.

SRZD - Como é ilustrar o trabalho do pai do "Menino Maluquinho"?

Maurício de Sousa - É uma responsabilidade muito grande. Ziraldo é um dos maiores ilustradores do mundo. Então está sendo trabalhoso e uma responsabilidade grande, mas prazeroso fazer um trabalho junto com Ziraldo, porque é um diálogo e uma discussão muito rica, criativa, muito grande, prolongada, é um desafio. Ele sendo um ilustrador imbatível praticamente. Estou tentando correr atrás dele e ele diz que gosta muito do meu desenho, então está sendo uma coisa que esta indo bem. Lançamos o primeiro livro juntos e o pessoal está gostando. Agora temos um grande desafio, quando sair o meu livro, meu texto com o desenho dele, provavelmente vai querer empatar ou bater o recorde de vendas (risos).

SRZD - E como é essa parceria dos dois?

Ziraldo - É muito divertido. Porque me dou muito bem com Maurício. O conheço há mais de 50 anos. Desde que ele começou. Eu acompanhei a vida dele toda, com muito carinho. Nós temos uma relação de extrema amizade e respeito. Assim que apareceu a ideia, tanto ele como eu gostamos, e os editores gostaram mais ainda, por ser a obra mais vendida aqui na feira. É muito divertido, o livro ficou muito divertido.

SRZD - Como foi criar esse personagem "O Maior Anão do Mundo" sendo que ele não é anão e possui mais de dois metros de altura?

Ziraldo - Ele tem proporção de anão. Quem for ler a história, vai entender. Ele é cabeção, e nem se importa que o chamem assim. Você olha as estátuas da Ilha de Páscoa, é uma porção de anão (risos) enorme, e ele é igualzinho às estátuas da Ilha de Páscoa. Por isso ele faz grande sucesso no dia em que ele vai ser estátua viva, como várias pessoas, e ele meche, porque as outras (estátuas) não se movem. Então o sucesso dele é ser uma estátua viva que meche.

SRZD - Vocês já possuíam a ideia de trabalharem juntos?

Maurício de Sousa - Não. Foi uma ideia do editor da “Melhoramentos” e eu topei de cara.
Para conferir a Entrevista Completa, clique aqui!
Créditos: Ligados na Fofoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário